terça-feira, 29 de novembro de 2016

MUSEU DO ATLETA



O Museu do Atleta do Rio Grande do Norte, é um espaço foi construído para dar visibilidade aos feitos esportivos de atletas potiguares. O Museu do Atleta, também conhecido como Museu do Esporte, entrou em funcionamento em  14 de março de 1998, com a função de ser um importante cartão de visitas para entusiastas dos desportos e para as novas gerações que não puderam acompanhar os êxitos da Seleção de Futebol de 1934, conhecida como seleção fantasma, e as vitórias de Virna, Adenúbio Melo, entre muitos outros.
FONTE - TRIBUNA DO NORTE E INTERNET

MUSEU DO ATLETA DO RIO GRANDE DO NORTE



O Museu contém vasto material sobre o que considerou “o maior feito náutico da humanidade”, inclusive a exposição da iole “Rio Grande do Norte”, confeccionada com madeira especial, porém pesada, o que tornava o barco cinco vezes mais difícil locomover do que as ioles categoria quatro remos, dos dias de hoje. Há destaque para as empresas natalenses que colaboraram com os familiares dos cinco corajosos remadores, firmas praticamente quase todas já extintas
O museu praticamente dispõe de fotos de outras modalidades, com predominância do futubel e futsal. Uma das fotos valiosas no museu do esporte é a que mostra o ex-prefeito Djalma Maranhão com o zagueiro do Clube Atlético Potiguar. Maranhão foi um dos prefeitos mais atuantes que Natal já teve. Foi político, acusado de comunista, pelo governo revolucionário de 64, preso e exilado para o Uruguai. Estão também expostas antigas camisetas, flâmulas, muitos troféus bastante antigos, uma aceitável quantidade de livros específicos do esporte. Em outro local do museu, há uma foto, tamanho 30 x 40 do grupos de pessoas que organizaram o raid/NATAL/RIO, professor munes, Luiz Siqueira, Ivone Reis, José Reis, professor Acrísio Freire, Murilo Aranha, José Cavalcante Neto e Major Ulisses Cavalcanti
O Museu do Esporte no Rio Grande do Norte foi 14 de março de 1998, depois de uma luta de 12 anos do professor Joanilson Martins, o iniciador e permanente lutador em prol da criação do Museu do Esporte
FONTE – TRIBUNA DO NORTE

CALÇADA DA FAMA



Ao entrar no prédio, situado no CAIC de Lagoa Nova, inaugurado no dia 28 de novembro de 1994,  o que chama atenção é a calçada da fama com moldes em cimento de mãos e pés dos esportistas. Marinho Chagas (futebol), Serginho (Futsal), Adriano Galvão (natação), Oscar Schmidt (basquete), Magnólia Figueiredo (atletismo), Clodoaldo Silva (natação) e Vicente Lenilson (atletismo) são alguns dos nomes.

JOSÉ JAMILSON MARTINS, FUNDADOR DO MUSEU DO ATLETA DO RN



O professor José Jamilson Martins iniciou a carreira esportiva como jogador de basquete. Defendeu os times do Santa Cruz, AABB e as seleções do Centro de Saúde nos Jogos Universitários do Rio Grande do Norte (Jurs). Afastado das quadras, desenvolveu um trabalho em prol do esporte potiguar, vinculando a prática esportiva à qualidade de vida, evidenciando sua formação em educação física.

Começou os projetos quando foi eleito presidente da Associação Atlética do Centro de Ciências da Saúde. Na época, criou competições como o Peladão Universitário de Futebol, I Circuito de Desporto Universitário e I Jogos Universitários de Natal. Em seguida, foi convidado para o cargo de diretor de marketing da Federação Norte-rio-grandense de Desportos, atuando como relações públicas.

Na Fenat, atualmente Secretaria Especial de Esportes e Lazer (Sel), exerceu o cargo de diretor de Esportes em 1982, durante o mandato de Garibaldi Alves Filho na prefeitura. Em 1994, assumiu a Coodenadoria de Desportos (Codesp) da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte. Publicou o primeiro livro, "Esporte nas lentes de Deodato Dantas", fotógrafo esportivo bastante conhecido no estado. Jamilson compilou 2 mil fotos para ilustrar a edição, que foi rapidamente esgotada.

À frente da Codesp, criou projetos como os Jerninhos, Jogos da Juventude, Jogos Escolares de Natal (Jenat) e ampliou o número de regionais dos jogos escolares de quatro para sete. Entre as grandes realizações destaca o fato de ter conduzido, em Natal, a tocha do Panamericano, realizado em 2007 no Rio de Janeiro.

Atualmente, Jamilson Martins é o coordenador de lazer do Sesi. Desde a posse, promoveu os Jogos Sesinhos e os Desafios de atletismo, pólo aquático e karatê. Instituiu também os Jogos da Solidariedade que, em oito anos, arrecadaram 5 mil latas de leite, repassadas às instituições carentes. Jamilson conseguiu, ainda, a publicação do segundo livro, "O esporte na vida do trabalhador".

SOLIDARIEDADE 

Entre as conquistas do professor estão o Museu do Atleta, idealizado durante uma viagem à Noruega.
A preocupação com o lado social propiciou o surgimento dos Jogos da Solidariedade e do Comitê Contra a Fome. O primeiro tem como objetivo arrecadar alimentos para as famílias carentes por meio de doações dos participantes. Ao longo de oito anos, foram contabilizadas 5 mil latas de leite e 2,5 toneladas de alimentos. O Comitê contra a Fome coletou alimentos para os desabrigados das últimas chuvas ocorridas entre março e abril.

Dentre as outras conquistas do professor estão o Museu do Atleta, idealizado durante uma viagem à Noruega. Outra concretização importante foi a Caminhada e Corrida Natalina, que marcaram a celebração dos 400 anos de Natal. Cerca de 10 mil pessoas participaram da primeira edição do evento, em 1999.

Apesar dos esforços do professor em manter a Corrida Natalina, a idéia foi abandonada. "A inda não consegui entender porque os responsáveis pela política não deram continuidade a esse projeto tão ousado e importante para Natal. Hoje ele praticamente inexiste e a participação da população é muito pequena. Acredito que está faltando alguém dar um fôlego", desabafa.

Ainda na comemoração dos 400 anos de Natal foram convidados Vasco e Flamengo para a participação da Copa 400 anos de Futsal. O evento contou com a presença de Roberto Dinamite, homenageado na ocasião pelos seus préstimos ao futebol brasileiro. Entretanto, um problema entre ABC e América impediu a participação na disputa e os times acabaram substituídos pela seleção de Ceará-Mirím e por um time paraibano.

O público infantil também foi beneficiado com os planos de Jamílson. Os jogos Sesinho, que agregam 2.300 crianças de até 12 anos, vindas de 98 instituições públicas e privadas, já estão no quinto ano.

Há ainda a previsão de um campeonato simultâneo entre pais e filhos sem data confirmada. A competição prevê a integração entre a família, possibilitando desde cedo a identificação com o esporte.

PROJETOS E FÉ 

"Hoje levo uma vida normal, como levei a vida toda praticando esportes", revela.
Outra realização pretendida por Jamilson é o lançamento do terceiro livro. O trabalho tem o título provisório "Do Futebol de Salão ao Futsal" e mostrará a mudança do esporte ao longo dos anos. Há ainda um projeto na Câmara Municipal para homenagear os desportistas do estado. A idéia é batizar as ruas do próximo conjunto habitacional de Natal com o nome de expoentes do esporte potiguar.
A fé é outro fator que o coordenador atribui ao sucesso e a concretização das idéias. Devoto de Padre João Maria desde os sete anos, quando saiu de Natal para fazer um tratamento de saúde em Recife. Plenamente curado, levou uma vida voltada aos esportes.

"Hoje levo uma vida normal, como levei a vida toda praticando esportes. Dei um depoimento de graça alcançada e sempre me espelho nele, por isso tenho conseguido muita coisa", revela.

Conheça alguns projetos bolados por Jamilson Martins:


PRONAV
Projeto Recriança
Atleta Adotado

FENAT
Peladão do Trabalhador
Domingo é Dia de Praça
Jogos Fraldinhas
Olimpíadas dos Centros Desp. de Natal
Projeto Movimente-se
Largue o Cigarro Correndo

CODESP
Jogos de 1ª a 4ª Série - Jerninhos
Jogos Fraldão
Jogos da 3ª Idade
Jogos da Juventude - Juvern's
12 horas de pesca
24 horas de esporte
Mérito Esportivo Jornalista Souza Silva
Mérito Desportivo Gov. Sílvio Pedrosa
Mérito Sebastião Medeiros
Mérito Prof. Joel Dantas
Jogos Escolares de Natal - Jenat
Copa Letícia Garcia de Voleibol
Atleta Ouro
Jogos da Família
Jogos Abertos do Nordeste
I Fórum Estadual de Esportes do RN
Maratoninha
Calçada da Fama
Museu do Esporte do RN
Centro Desportista Cesimar Borges
Jogos Comunitários do RN
Campeonato Senador Jessé Freire
Corrida de Santana
Corrida de Acari
Escola de Arbitragem Prof. Joaquim Jairo Tinôco
Jogos dos Ex-alunos
Copa de Futebol dos Bairros de Natal
Copa de Futsal Gov. Garibaldi Filho
Copa de Futebol Gov. Garibaldi Filho
Copa 400 anos de Futsal
Projeto Vamos Pintar Natal
Corrida Natalina
Criação da Vila das Federações
Mérito Prof. Pedro Martins de Lima

SESI
Copa Assis Dantas de Futebol
Copa Danilo Menezes de Futebol
Jogos Sesinhos
Desafio de Atletismo
Desafio de Pólo Aquático
Desafio de Karatê
Jogos da Solidariedade
Comitê Esportivo contra a Fome
FONTE: SITE NO MINUTO